EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Neurodegeneração e as Influências na Escrita

A expressão gráfica é o resultado de dois processos psicomotores:

  • Movimento imitador voluntário e consciente = quando aprendemos a escrever copiamos um modelo caligráfico específico. É um movimento de realização consciente chamado “imagem condutora formal”.

Nos estágios iniciais, por exemplo, a escrita depende da memorização da forma gráfica de cada letra.

Então esse movimento é realizado, através de uma cadeia de impulsos motores isolados, e cada um desses impulsos é responsável pela execução de um único elemento da estrutura gráfica;

  • Movimento modificador, involuntário e inconsciente = desde as primeiras tentativas realizadas pela criança quando começa a aprender a escrever, observa-se que cada uma dessas crianças estampa em seus traços gráficos determinadas modificações pessoais, verdadeiros gestos inconscientes da expressão projetiva chamada “imagem condutora individual”.

Com a prática, a estrutura desse processo muda radicalmente e A escrita vai se automatizando e  se convertendo em uma ‘melodia cinética’ única que não requer mais a memorização da forma visual de cada letra isolada ou dos impulsos motores individuais para compor  o movimento grafoescritural. A organização cerebral da escrita manual muda, tornando-se mais arraigada (enraizada, ativa) e exigindo menos energia para ser executada.

A variedade de escritas é tão grande quanto a diversidade de fisionomias e caráter. Cada pessoa é única e assim é a escrita: uma atividade individual.

Todos os signos gráficos de uma pessoa variam em diferentes momentos, porque os processos neurológicos não são estáticos. Estes se modificam e mudam a escrita, sendo amão um órgão executor que cumpre ordens precisas de um processo neuropsicológico.  A escrita muda conforma as experiências de vida.

As localizações cerebrais sempre representaram um grande desafio para médicos, cientistas e pesquisadores. Quando olhamos o cérebro a primeira visão que temos é do córtex cerebral. Do córtex saem os impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários e com ele estão relacionados os fenômenos psíquicos.

 

A ESCRITA por ser tanto neurológica quanto psicológica, é uma janela para a complexa interação entre cérebro e mente. Por isso é importante o estudo do cérebro para dar início a pesquisas na área de grafotécnica e grafologia criminal.

Enfermidades Neurodegenerativas

“Doença neurodegenerativa” é um termo genérico para uma série de doenças que afetam os neurónios do cérebro humano. As doenças neurodegenerativas são doenças incuráveis e debilitantes que têm como consequência a degeneração progressiva e/ou morte dos neurónios. Causam assim problemas de movimento (ataxias) ou de função mental (demências).

Os distúrbios neurodegenerativos abrangem uma ampla gama de condições que resultam em danos progressivos às células e conexões do sistema nervoso que são essenciais para a mobilidade e equilíbrio, coordenação, fala, respiração, força, cognição e função cardíaca e incluem: Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Distrofia muscular, Atrofia muscular espinhal (AME). Muitas dessas doenças são genéticas. Às vezes, a causa é uma condição médica, como alcoolismo, tumor ou acidente vascular cerebral. Outras causas podem incluir toxinas, produtos químicos e vírus. E, algumas vezes,  a causa é desconhecida.

Embora grande parte das doenças neurodegenerativas não tenha cura, elas podem ser tratadas para oferecer uma melhor condição de vida ao paciente e retardar a evolução dos sintomas.

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Personalidades de Risco, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências.Autora do livro “LasInteligenciasMúltiples y laVocaciónenGrafología” (2011).

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/elisabeth-romar-grafologia-83b06523/

Conheça o site: https://blog.academiainternacionaldegrafologia.com/

Não é permitida essa ação.

Posso ajudar?